[Obra em Questão] Symbiosis, de Roberta Carvalho

A obra Symbiosis de Roberta Carvalho foi apresentada durante o VIVO ART.MOV na praça do Píer das Onze Janelas, e é um exemplo de como utilizar vídeo e projeções com pertinência em relação ao tema e, principalmente, coerente com a trajetória artística da autora. Esquecendo, qualquer sinopse artística ou justificativa semiótica, o impacto visual gerado pela obra vai além de uma proposta estética e atinge o passante com intensidade e crítica. Roberta usa o projetor multimídia, tão banalizado na arte contemporânea, com o mesmo deslumbre ao espectador das primeiras projeções de cinema do início do século passado, que causavam medo com a chegada do trem na estação, e hoje coloca um rosto melancólico de criança em uma árvore, que amedronta e faz pensar. Muito bom.

2 comentários em “[Obra em Questão] Symbiosis, de Roberta Carvalho”

  1. Ramiro, agradeço a leitura sensível. E foste bem no ponto, outro dia, durante uma projeção do Symbiosis, uma criança se aproximou e me confessou “caramba, pensei que eu estivesse doida, essa árvore realmente tem olhos! E é linda” Em seguida, correndo, chamou toda a família para observar a árvore. A sensação é de deslumbre, descoberta, surpresa. Uma das crianças sentiu medo e tapou os olhos.

  2. meu professor da ufpa pediu pra que escolhessemos uma obra das q estavam no museu da ufpa, e eu escolhi essa da Roberta carvalho. Confesso que a priori eu tinha escolhido ela pela estética dela e pelo modo de produção, por ser algo diferente, mas quando tive que escrever algo sobre esta obra, eu comecei a refletir algumas coisas que a obra me passou,” Uma criança triste sobre à arvore ou triste pela arvore, triste pela natureza, ou melhor como se a criança fosse a própria natureza entristecida.”
    isso foi uma parte do que escrevi mas emfim essa obra ta demais, muito linda, pena que eu não vi ao vivo =/
    parabens Roberta Carvalho

Deixe um comentário